segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dengue to fora.









30/04/2008 - 19h53


Número de mortos por dengue no Estado do Rio chega a 106 neste ano

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O Estado do Rio já ultrapassou uma centena de casos de mortes por dengue só neste ano, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. São 106 mortes desde confirmadas desde janeiro, sendo 62 na cidade do Rio.

O Rio vive a epidemia de dengue mais letal de sua história. Na semana passada, as mortes pela doença no Estado ultrapassaram os 91 casos registrados durante 2002, quando as autoridades registraram um dos piores surtos da doença, com 288.245 notificações de pessoas com dengue.

Neste ano, foram confirmadas 121.586 pessoas com dengue no Estado, quase 10 mil a mais que o registrado até semana passada.

O médico cubano Eric Martínez Torres, que visita o Rio até a próxima sexta-feira (2), disse podem existir até dez vezes mais pessoas infectadas pela doença que os casos notificados.

Além da capital fluminense, as mortes por dengue neste ano aconteceram nos municípios de Duque de Caxias (11), Angra dos Reis (5), São João de Meriti (5), Campos dos Goytacazes (4), Paracambi (3), Nova Iguaçu (3), São Gonçalo (3), Belford Roxo (1), Italva (1), Itaguaí (1), Mangaratiba (1), Itaboraí (1), Miguel Pereira (1) e Magé (1), de acordo com o balanço.

Quase metade das pessoas mortas --42% delas-- tinham 15 anos ou menos. A secretaria informou que investiga se outras 106 mortes registradas no Rio este ano foram causadas pela dengue.

Há também a suspeita de que 668 mulheres grávidas tenham contraído a doença, que, segundo a secretaria, pode ser transmitida para o feto. A secretaria tem confirmações de três gestantes que morreram junto com os bebês por dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário