segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dengue to fora.






Vigilância epidemiológica

Conceito de emergência em saúde pública é tema de artigo no SciELO

O novo conceito de emergência em saúde pública, no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005), bem como a implementação de novas estratégias para preparação e resposta às emergências em saúde são discutidos no artigo "Emergências de saúde pública: conceito, caracterização, preparação e resposta", disponível na página da Scientific Electronic Library Online (SciELO). O artigo assinado pelos autores Eduardo Hage Carmo, Gerson Penna e Wanderson Kleber de Oliveira, aborda esses novos conceitos em virtude da maior preocupação internacional com a disseminação ou propagação de agentes etiológicos e doenças, de natureza infecciosa, química e radionuclear. Uma adequação de conceitos é importante para evitar ou reduzir o risco desse tipo de disseminação em níveis globais. O artigo traz uma análise de risco contextualizada sobre eventos de saúde que podem se disseminar internacionalmente e discorre sobre os instrumentos mais oportunos que permitem a identificação e a atuação precoce sobre esses eventos. A adaptação desse conceito, para o propósito da vigilância em saúde e rede de atenção dos serviços de saúde nacional, tem permitido um melhor gerenciamento dos eventos de saúde que constituem risco de disseminação ou propagação de doenças ou agravos dentro do território nacional. Além deste artigo o dossiê traz ainda relevantes temas:

- Epidemias em escala mundial e no Brasil, por José da Rocha Carvalheiro; - Dengue, por Eric Martínez Torres;




- Dengue no Brasil: situação epidemiológica e contribuições para uma agenda de pesquisa, dos autores Maurício L.Barreto e Maria Glória Teixeira; - A epidemia da Aids: impacto social, científico, econômico e perspectivas, assinado por Dirceu B.Greco; - Doenças tropicais, por Erney Plessmann Camargo; - Endemias e epidemias na Amazônia: malária e doenças emergentes em áreas ribeirinhas do Rio Madeira. Um caso de escola, de autoria de Katsuragawa, Tony Hiroshi Katsuragawa, Luiz Herman Soares Gil; Mauro Shugiro Tada e Luiz Hildebrando Pereira da Silva; - Bolsa Floresta: um instrumento inovador para a promoção da saúde em comunidades tradicionais na Amazônia, de Virgilio M.Viana; - Auto-suficiência e inovação na produção de vacinas e saúde pública, por Isaias Raw e Hisako G.Higashi, e - A história da disseminação dos microrganismos, de Stefan Cunha Ujvari.

A página do SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e é publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp) em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

O artigo é encontrado no seguinte endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-401420080003&lng=pt&nrm=iso


Nenhum comentário:

Postar um comentário